Preparo do substrato
-Procedimento Preventivo. O substrato deve estar limpo e umedecido, mas não encharcado, sem impregnação de produtos que prejudiquem a aderência, como graxa, agentes de cura química, óleo, tintas, entre outros. Examinar antes se na superfície a ser impermeabilizada não há trincas que venham a exigir um reforço local. Quando necessário, a superfície a ser impermeabilizada deve estar com caimento mínimo de 0,5% em direção aos ralos ou condutores de água e com cura mínima de regularização de 7 dias. Em caixas-d’água e reservatórios os cantos vivos e arestas deverão ser arredondados, com raio mínimo de 5 cm. Nas estruturas enterradas e elevadas (caixas-d’água, reservatórios, tanques e piscinas) executar previamente um teste de carga estrutural, por, no mínimo, 3 dias. Conferir se todos os pontos hidráulicos estão colocados na posição correta e com arremate adequado. Dependendo das condições de porosidade do substrato, selar previamente a superfície com 2 demãos do VEDATOP com consumo total de 2 kg/m². -Procedimento Corretivo. Em paredes e pisos, remover o revestimento de toda a área até chegar na base de alvenaria ou concreto. Tomar cuidado ao retirar os revestimentos para não fazer buracos nas bases de alvenaria e concreto. Limpar as bases de alvenaria ou concreto, com o auxílio de uma escova de cerdas de aço. Em seguida, lavar a superfície a fim de retirar a poeira para que não prejudique a aderência do VEDATOP FLEX FIBRAS.
Preparo do produto
Adicionar o componente A (pó) aos poucos no componente B (líquido) e misturá-los, preferencialmente, com agitador mecânico. Aplicar o produto em, no máximo, 1 hora depois da mistura. Caso não seja utilizado todo o conjunto de uma só vez, misturar os componentes A e B na proporção 1:3 (líquido:pó), em peso.
Aplicação
O VEDATOP FLEX FIBRAS pode ser aplicado como pintura, com trincha, de 3 a 4 demãos cruzadas, respeitando o consumo por m² para cada campo de aplicação, com intervalo de 6 horas entre cada demão, à temperatura de 25 °C. Umedecer ligeiramente a superfície com água limpa antes da aplicação da 1ª demão, cuidando para não encharcar. Ao redor de ralos, juntas de concretagem, cantos vivos, arestas e meias-canas, colocar tela de poliéster estruturante para impermeabilização, como o VEDATEX, no reforço entre a 1ª e a 2ª demãos do VEDATOP FLEX FIBRAS. Em áreas que possuam banheiras, a impermeabilização deve ser feita sobre a regularização do piso e subir nos rodapés até uma altura de 30 cm acima da banheira. Em caixas-d’água e reservatórios, não esquecer de impermeabilizar a parte inferior da tampa, para evitar problemas de infiltração por condensação. Para tanques e piscinas, deverá ser prevista a aplicação da argamassa polimérica na borda superior em no mínimo 20 cm. Finalizada a impermeabilização, aguardar no mínimo 5 dias para a secagem do produto conforme a temperatura, ventilação e umidade relativa no local e comprovar a estanqueidade do sistema em toda área impermeabilizada no período mínimo de 3 dias. -Proteção. Quando necessário, executar a proteção mecânica. Para isso, a superfície impermeabilizada deve ser chapiscada, utilizando um adesivo de alto desempenho para argamassas e chapiscos, como o BIANCO, e depois revestida em argamassa. Para assentamento de revestimento cerâmico utilizar argamassa colante apropriada para o uso e tipo de cerâmica a partir da ACII, diretamente sobre a impermeabilização, que deve estar limpa e seca. Em paredes externas, o VEDATOP FLEX FIBRAS pode receber pintura impermeabilizante, como o VEDAPREN PAREDE, ou tintas comuns para pintura em geral, exceto pintura à base de solvente.
Consumo aproximado
-áreas molhadas e molháveis – mínimo 3 kg/m²;
-estruturas enterradas e elevadas – mínimo 4 kg/m²;
-paredes internas e externas – mínimo 3 kg/m²;
-paredes de encosta e subsolos – mínimo 4 kg/m²;
-paredes de gesso acartonado – mínimo 3 kg/m².
Rendimento
Caixa 18 kg – Consumo de 3 kg/m² – Rendimento de 6,0 m² / Consumo de 4 kg/m² – Rendimento de 4,0 m²