Uma das questões mais pertinentes em relação à geotêxteis e geocompostos drenantes é a possibilidade dos mesmos sofrerem colmatação (ou colmatagem) e tornarem-se inaptos a realizarem os trabalhos de filtração e drenagem.
A colmatação física de um geotêxtil ocorre quando os vazios existentes entre os fios poliméricos que compõe o material, são preenchidos por partículas sólidas (geralmente solo), impedindo assim a passagem de líquidos, “entupindo” as aberturas do geossintético, reduzindo drasticamente sua permeabilidade (Figuras 1 e 2).
Para se evitar que os geotêxteis e geocompostos drenantes sofram colmatação, deve-se selecionar uma faixa de solo
coerente com as aberturas aparentes e de filtração do geotêxtil adotado, ou seja, o solo deve ser composto por partículas que não sejam capazes de atravessar o geotêxtil, criando-se assim um pré-filtro, não só evitando a colmatação do geotêxtil, mas também melhorando a eficiência da drenagem como um todo (Figura 3).
Caso o solo do local onde será aplicado o sistema drenante seja argiloso, é recomendado a adoção de uma camada de areia na interface de contato com os geotêxteis e geocompostos drenantes, ou a realização de um ensaio de probabilidade de colmatação entre os materiais.
Os geotêxteis MacTex® e os geocompostos MacDrain® são produzidos sobre criteriosos controles de qualidade e de produção, sendo agulhados e calandrados de maneira a compatibilizar adequada resistência mecânica com excelente permeabilidade, permitindo ainda que as aberturas de seus poros sejam compatíveis com solos de variadas granulometrias, maximizando a drenagem e minimizando a possibilidade de colmatação física.
Na Ecoimper você encontra a linha completa de produtos para drenagem Maccaferri, além de orientações técnicas para a correta utilização dos produtos. Contate-nos!
Fonte: Dica Técnica Maccaferri – 08/03/2018